Monitoramentos

Você sabia? 

A identidade da Orelha de Onça também parte de um vínculo de gerações entre a natureza e nossa família/empresa.  Além de monitorar a fauna silvestre há mais de dez anos, os registros desses animais são feitos sob olhares experientes e cuidadosos de pai e filho. Em campo, os levantamentos são fundamentados na experiência profissional de um cientista ambiental, sempre acompanhado de seu pai, um autodidata que acumulou décadas de conhecimento e admiração sobre a biodiversidade brasileira. 

Tornar-se parceiro da Orelha de Onça também é somar esforços pela conscientização e conservação ambiental!

Além dos produtos desenvolvidos em parceria com entidades e projetos voltados para conservação, parte dos lucros obtidos através da nossa loja virtual são investidos em novos equipamentos para os nossos monitoramentos voluntários (geralmente realizados nas regiões da APA do Planalto Central (DF/GO) e Chapada dos Veadeiros (GO)), para que sejam gerados cada vez mais dados para fins científicos e de educação ambiental.

E como registros como esses podem contribuir para a conservação?

Os levantamentos realizados pela Orelha de Onça têm como principais objetivos realizar a catalogação de espécies da fauna silvestre, bem como promover a conscientização ambiental de proprietários, turistas, e todos aqueles que nos seguem nas redes sociais. Através dos registros obtidos em campo, é possível identificar espécies ameaçadas de extinção e visualizar potencialidades e vulnerabilidades das áreas estudadas (geralmente propriedades rurais e reservas particulares parceiras). Esses dados nos permitem estimar primariamente a biodiversidade local, além de auxiliar no manejo consciente da propriedade com a adoção de estratégias conservacionistas.

Contudo, manter monitoramentos voluntários regulares gera custos elevados, principalmente com combustível e aquisição de armadilhas fotográficas. Para um único local monitorado, são necessárias várias câmeras (e muuuitas pilhas!), além de viagens periódicas para revisões, o que acaba inviabilizando a ampliação das nossas atividades. A venda de produtos autorais foi uma solução que encontramos para manter nossos trabalhos de campo, mesmo que de forma limitada. O que conseguimos atualmente representa apenas uma redução de despesas, sem grandes aportes para o projeto, que é sustentado em maior parte por recursos pessoais dos fundadores. Por isso, o suporte dos nossos apoiadores é tão fundamental para a continuidade da nossa missão.

Bom, além de disseminar informação e estimular a educação ambiental, nossos dados de monitoramento podem ser compilados e publicados em repositórios (bibliotecas) internacionais qualificados, permitindo que cientistas, pesquisadores e outros possam embasar estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, disseminação de espécies exóticas e invasoras, prioridades de conservação e áreas protegidas, dentre muitas outras abordagens!

Ah! E não deixe de conferir nosso Instagram e Youtube, estaremos sempre divulgando novos registros e monitoramentos por lá!