Sobre a Orelha de Onça

Quem somos?

A Orelha de Onça é uma iniciativa familiar que surgiu em 2021 na cidade de Brasília-DF, com a ideia de homenagear a savana mais biodiversa do mundo, o Cerrado. Erguemos esse projeto sobre dois pilares principais, que são as áreas de formação e atuação profissional de seus fundadores: gestão ambiental e design. Através da ilustração digital, do desenvolvimento de produtos e do trabalho voluntário de monitoramento, pretendemos difundir um pouco da imensurável riqueza desse bioma, que com o passar dos anos vem sendo brutalmente ameaçado por diversos fatores. Como empreendedores, visamos sim a prosperidade da marca, mas desde que atrelada à conscientização de nossos apoiadores e não simplesmente a geração de lucro.

Objetivo

Acreditamos na educação ambiental através da arte, ciência e informação, afinal não se cultiva respeito a uma natureza que não se conhece ou não se tem apego. A Orelha de Onça realiza monitoramentos voluntários da fauna silvestre através de investimentos próprios, geralmente nas regiões da APA do Planalto Central e da Chapada dos Veadeiros. Além de produtos sobre a fauna que ilustramos, divulgamos nas nossas redes nossos registros de campo, a fim de conscientizar moradores, comerciantes e turistas da importância e da obrigação de se preservar nosso patrimônio natural. 

Nossos Produtos

Nosso processo criativo está centrado no que chamamos de "biorepresentatividade". Queremos dar vida própria às nossas confecções, contar uma história em cada arte que desenvolvemos para estampar nossos produtos. Precisamos mostrar que além de "símbolos de marketing", nossa fauna possui uma identidade riquíssima que necessita ser exaltada, vestida, mostrada. E nada mais justo do que devolvermos parte de toda essa inspiração,  investindo naqueles que essencialmente lutam e se dedicam em preservá-la, como nossos parceiros.

Nossa essência nasceu da preocupação ambiental, e queremos que essa preocupação seja o norte da nossa marca. A natureza é nosso guia para criação, é ela quem roteiriza nossas ilustrações, que buscam reunir elementos capazes de cativar aqueles que a desconhecem, mas que passam a se interessar. Vender não é nosso objeto-fim, mas objeto-meio, que deve levar informação e afeto através do produto.

Confecção

Acreditamos que, nessa era digital e cada vez mais consumista na qual vivemos, a produção terceirizada e sob demanda se apresenta como uma alternativa mais eficiente para o comércio dos nossos produtos, pois:

Impacto reduzido: só se produz, se vender

Nossos produtos só serão fabricados após ocorrer a compra no site, isto é, sob demanda. Não há necessidade de operação, produção, consumo de energia ou matéria-prima para fazer grandes estoques como nos comércios tradicionais.

A fábrica responsável por nossa produção também conta com as tecnologias de impressão mais avançadas do mercado. O Silk Digital HD é capaz de produzir estampas utilizando até 64 milhões de variações de cores, alcançando resultados incríveis e com maior eficiência energética. A nova geração da estamparia digital é mais sustentável e oferece a nova tecnologia de tintas biodegradáveis e sem emissão de carbono.

Perspectiva

Reconhecemos a importância das práticas sustentáveis e da redução de impactos ambientais na cadeia produtiva, o que é um desafio ainda maior quando se trata de pequenas empresas de baixo capital de investimento, que precisam contar com logísticas comerciais economicamente mais viáveis. Mas mesmo com estrutura ainda limitada, será uma preocupação constante da Orelha de Onça buscar o aprimoramento do seu sistema, desde a elaboração e produção até a entrega dos produtos. Além disso, também reconhecemos a importância do aporte financeiro para que diversos projetos, ongs e instituições possam se manter em melhores condições. Afinal, muitas vezes ter doações como única via de captação de recursos pode ser uma estratégia insuficiente para assegurar o pleno exercício de suas atividades. E é a venda de produtos parceiros que nos permite contribuir com uma ampla diversidade de atividades ambientais em um mesmo ambiente. Juntos nós podemos alcançar, conectar e educar muito mais pessoas do que sozinhos.